002.png

Livro de janeiro

Cuidado! Este post contém uma indicação de livro pra você!

Olá! Tudo bem?

Se você clicou no “leia mais” é porque gosta de livros e ficou curiosx com a nossa primeira indicação. Acertei?

Bem, como bons #metodológicos criamos um padrão de mensagens logo no início do blog, onde vamos postar uma indicação de livro todo mês contando o que gostamos e aplicamos por aqui.

O livro de janeiro é o A arte de fazer acontecer: o método GTD – Getting Things Done do autor David Allen. Que, na verdade, é uma releitura para mim.

Li esse livro no ano passado, quando estava gerenciando um projeto grande com muita gente envolvida e achei que pudesse me ajudar. Mas, eu não estava em um momento de atenção plena e me deixei levar pela correria sem aplicar as indicações do autor.

Não achei justo conosco (livro e eu, rs) deixar esse aprendizado em potencial passar e o classifiquei como resolução de ano novo: reler o GTD e refletir sobre o que poderia ser aplicado à minha nova realidade. E que bom que fiz isso, pois o próprio autor indica a releitura de sua obra de tempos em tempos para ter uma visão diferentes dos seus conceitos.

Falarei primeiro um pouco sobre o autor. David Allen é uma espécie de guru da produtividade. Fundador da David Allen Company, é coach com quase 40 anos de experiência em treinamento de grandes executivos, tendo realizado consultoria em organizações como o Banco Mundial, a Fundação Ford e a Marinha dos Estados Unidos, por exemplo.

O título A arte de fazer acontecer já foi publicado em mais de 30 países desde a sua primeira edição de 2000 e teve uma atualização do autor na última versão à venda, incluindo temas de ferramentas tecnológicas e novas perspectivas empresariais.


O livro:

A sigla GTD, de Getting Things Done (termo em inglês para “fazer as coisas acontecerem”) é uma metodologia de gerenciamento de tarefas que pode – e deve! – ser aplicada em todos os âmbitos da sua vida, não se concentrando a apenas questões referentes ao trabalho.

De uma maneira geral, os principais pilares apresentados por Allen para se praticar a produtividade sem estresse são capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Segue abaixo um pequeno esquema com passagens chaves do texto para você entender melhor esses passos:

Capturar: juntando a tralha

“Até que tenha capturado tudo aquilo que prende sua atenção, alguma parte sua ainda não confiará totalmente que você esteja trabalhando com o cenário completo do seu mundo.” (p. 139)

Esclarecer: esvaziando a caixa de entrada

“Pensar sobre as coisas que você acumulou geralmente não é algo natural, espontâneo. Você deve fazer um esforço consciente para se obrigar a pensar, como ao fazer exercícios ou limpar a casa.” (p. 160)

Organizar: delimitando os compartimentos certos

“É necessária uma organização hermética para que você mantenha o foco no horizonte mais abrangente e elimine a pressão constante de lembrar e ser lembrado.” (p. 175)

Refletir: mantendo tudo atualizado e funcional

“Normalmente você só precisa de poucos segundos por dia para revisar, desde que esteja olhando para uma quantidade suficiente de coisas certas na hora certa.” (p. 229)

Engajar: decidindo as melhores ações

“Se você não está totalmente certo sobre qual é o seu trabalho, vai sempre se sentir sobrecarregado.” (p. 260)


Meu aprendizado:

A lição que mais chamou a minha atenção e me deu vontade de implementar o método GTD por aqui foi a dos “2 minutos”. Allen indica que, se você tem algo a fazer e isso lhe tomará menos de 2 minutos, faça-o agora! Isso lhe poupa postergar pequenas atividades infinitas durante o dia, que ocupam o seu cérebro tentando te fazer lembrar dessas pendências o dia todo até que finalmente sejam resolvidas.

Comecei assim que li como funciona e tem me ajudado muito. Sempre que passo por uma roupa para guardar, uma cadeira fora do lugar ou um arquivo digital fora da pasta correta penso “isso não levará nem 2 minutos” e então me livro logo da tarefa e mantenho tudo organizado.

#dicapravida #valeuallen


Uma dica:

A David Allen Company tem diversas franquias pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. A nossa se chama Call Daniel e ministra cursos de GTD sobre a responsabilidade da especialista Thais Godinho, que também é a idealizadora do blog Vida Organizada (que nós seguidos e adoramos!). Thais é uma instrutora de GTD certificada pessoalmente em Amsterdã e tem três livros publicados: Vida organizada (2014), Casa organizada (2016) e Trabalho organizado (2018). Temos todos e em breve sairá indicação/resenha deles também!

Ro Gravina

Louca por organização e feliz com o que faço. Além de bibliotecária, sou maquiadora e adoro juntar as áreas aplicando os conceitos de beauty organization. Leitora nata, estou sempre em busca de novas metodologias para melhorar a minha produtividade em tudo e ter mais tempo livre para dedicar a momentos com as pessoas que gosto.

Adicione o seu comentário

Posts Relacionados