004.png

Livro de fevereiro

Cuidado! Este post contém uma indicação de livro pra você!

Olá! Tudo bem?

Se você leu o post do Bloco no sofá e correu assistir Ordem na casa com Marie Kondo neste Carnaval deve ter se interessado pelos seus livros… E se não leu, clica aqui pra saber mais sobre a aclamada série do Netflix.

Como o prometido, segue a resenha da primeira publicação da especialista em organização na indicação do livro de fevereiro!

A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa (2015) originalmente publicado em 2011 já havia vendido mais de 5 milhões de cópias quando da sua tradução para o português, tornando Marie Kondo uma celebridade internacional com menos de 30 anos (inédito no mundo da organização).

O livro traz o seu Método KonMari para organizar de uma vez por todas as suas coisas e, consequentemente, a sua vida cercando-se apenas do que lhe traz alegria. Apesar das brincadeiras envoltas à sua indicação de tocar e sentir os objetos um a um, essa metodologia é inovadora ao trazer uma real consciência do que possuímos e se realmente queremos levar todas essas coisas conosco em nossa jornada de vida.

Fica claro que não se trata somente “arrumar” tudo, pois já sabemos que o arrumado logo se torna desarrumado novamente com o passar do dia. Mas, sim de organizar o que é importante e encontrar o lugar certo para cada coisa.


O livro:

Separado em cinco capítulos, ele explica desde o porquê da bagunça constante até chegarmos no estado de iluminação na organização. Segue um resuminho de citações pra você entender melhor:

1 Por que não consigo manter minha casa organizada?

“O que você acha da ideia de arrumar um pouco por dia? Parece razoável, não é? Mas não se deixe iludir. A razão de você nunca conseguir acabar com a bagunça é justamente o fato de arrumar um pouco de cada vez.” (p. 21)

2 Em primeiro lugar, descarte

“Para obter melhores resultados, adote a seguinte regra: organize na sequência certa. O processo consiste em apenas duas tarefas – descartar e guardar. O descarte sempre deve vir primeiro.” (p. 35)

3 Como organizar por categoria

“Comece pelas roupas, depois passe para os livros, documentos, itens variados e, por fim, artigos de valor sentimental. Se reduzir o número de pertences seguindo esta ordem, seu trabalho fluirá com facilidade surpreendente.” (p. 60)

4 Arrumando suas coisas para ter uma vida sensacional

“O segredo de um ambiente organizado é buscar a simplicidade máxima na organização, de tal modo que baste uma olhadela para que a pessoa consiga ver o que tem.” (p. 114)

5 A mágica da organização transforma sua vida

“Ao colocar a casa em ordem, passamos a ficar cercados apenas daquilo que realmente nos importa. Se isso é sorte, estou convencida de que esta é a melhor maneira de atraí-la.” (p. 153)


Meu aprendizado:

Pense no que quer organizar. Reflita como fará antes de começar. Planeje, se organize primeiro para só então colocar a mão na massa!

Aprendi que a organização é crucial para a própria organização. Você deve ter um plano e manter esse plano atualizado, pois mudamos de ideia e necessidades o tempo todo (e isso não é um problema!).

Daí quando começar, não desista! Vá até o fim da sua missão, seja ela qual for, afinal você se planejou pra isso e tenho certeza de que dará conta. Se achar que não ficou bom, replaneje e repita tudo quando estiver melhor preparado e com energia novamente.

Não há erro na organização… Só melhoria e aprendizado!


Uma dica:

Siga a orientação da Marie em deixar os objetos sentimentais por último. Fotos, presentes e quinquilharias que trazem lembranças são sempre mais difíceis de identificar se o que lhe traz alegria é o objeto em si ou a lembrança do momento em que ele chegou até você. Organize muita coisa antes deles, pois esse processo fará você se conhecer mais e quando a hora chegar estará preparadx para tomar a melhor decisão naquele momento… E se houver arrependimento da sua decisão um tempo depois, não se culpe! Isso também faz parte do seu autoconhecimento.

Ro Gravina

Louca por organização e feliz com o que faço. Além de bibliotecária, sou maquiadora e adoro juntar as áreas aplicando os conceitos de beauty organization. Leitora nata, estou sempre em busca de novas metodologias para melhorar a minha produtividade em tudo e ter mais tempo livre para dedicar a momentos com as pessoas que gosto.

Adicione o seu comentário

Posts Relacionados